Saiba como fazer um planejamento eficaz para alcançar as metas do próximo ano

Saiba como fazer um planejamento eficaz para alcançar as metas do próximo ano

Não importa o que se deseja é necessário que se construa um plano de ação que o ajudará a realizar. Ano novo, vida nova, novas conquistas!  É com ess

Passeios turísticos nas Ecobalsas são opção para as férias de verão
Botecão solidário: evento vai ajudar três instituições da Grande Vitória
Conceito Sier lança mostra “Casa Aconchego”

Não importa o que se deseja é necessário que se construa um plano de ação que o ajudará a realizar.

Ano novo, vida nova, novas conquistas!  É com esse pensamento que devemos iniciar o novo ano. Desejar novos desafios, mais metas a cumprir, algo a se conquistar, o carro que queremos comprar o apartamento que iremos decorar, ou simplesmente um novo emprego, precisa ser acompanhado de um bom planejamento, caso contrário, o sonho não deixará de ser sonho. Colocar no papel é o primeiro passo, mover-se para realizar, enfrentando as dificuldades e desafios é o segundo. Neste sentido, é preciso respeitar o que de fato vai ser possível, para que não se desanime após os sucessivos fracassos.

Algumas pessoas gostam de fazer listas do que querem alcançar no novo ano, outras enumeram os desejos e colocam prazos. Outras ainda, planejam por mês e colocam metas. Segundo a psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain tão importante quanto o planejamento é o foco que cada pessoa dará para que ele passe de sonho a realidade. Mudanças de comportamento e hábitos não são fáceis, mas, quase sempre são a condição para as novas conquistas. Desta forma, é preciso estar consciente que novas conquistas vão requerer também novos comportamentos e foco!

“O primeiro passo antes de iniciar um planejamento é saber o que se pretende e em qual período de tempo quer realizar. Isso é válido para a lista de desejos de um novo ano, para mudança de profissão, para abrir um novo negócio. É essencial que o indivíduo que deseja fazer transformações em sua vida, seja ela profissional ou pessoal, conheça, principalmente, o ponto de partida e onde quer chegar. Com isso o planejamento tem mais chances de ser concretizado”.Para aquelas pessoas que todos os anos listam diversos a serem realizados, mas não passam da segunda linha, a psicóloga faz uma observação. “Todas os desejos e realizações a serem conquistados devem vir acompanhados das ações que vão viabilizá-lo. É importante saber como que aqueles itens na lista serão conquistados. A pessoa irá fazer um curso de língua para mudar de profissão e conseguir uma melhor vaga no mercado de trabalho? Ou todo mês irá poupar 20% do salário durante dez meses para poder dar entrada no tão sonhado carro? E quem sabe durante todos os dias fazer 30 minutos de atividade física para melhorar a saúde?”

Confira algumas dicas para ter um planejamento eficaz:

  1. Liste as maiores conquistas do ano que passou.
  2. Analise se as suas conquistas ainda precisam de ações no ano seguinte. Exemplo: comprei um carro novo e ainda preciso pagar ele no ano seguinte, uma das tuas resoluções deverá então ser guardar esse dinheiro mensalmente para pagar o carro.
  3. Liste o que você quer realizar no ano que está começando.
  4. Coloque prazos (meses) de quando você vai iniciar e/ou terminar essa atividade.
  5. Utilize diariamente post it para te lembrar das resoluções daquele mês. Por exemplo: se a resolução for beber 2 litros de água por dia durante o ano inteiro, mantenha um recado na sua mesa de trabalho, na sua cabeceira da cama.
  6. Resoluções mais complexas (troca de emprego, compra de um imóvel) devem ser planejadas separadamente. Crie planilhas no computador com todos os dados importantes para realizar cada resolução, crie alertas no seu e-mail para sempre se lembrar de ver suas planilhas, refazer prazos e quem sabe até modificar resoluções, afinal, elas não precisam ser as mesmas o ano todo. A gente muda e nossos objetivos também mudam.
  7. Não liste aquilo que sabe que não conseguirá executar naquele ano. Por exemplo, você quer comprar uma casa, mas sabe que não terá dinheiro naquele ano, liste “guardar dinheiro para comprar uma casa” ao invés de apenas “comprar uma casa”. Então desmembre a resolução no planejamento de quanto mensalmente irá guardar para a compra da casa futuramente.
  8. Defina passo a passo das suas conquistas. Trace um plano e um caminho e celebre a cada passo alcançado, afinal, é um passo mais próximo do seu objetivo final.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin