74,2% da mão-de-obra da Indústria Têxtil Capixaba estão em micro e pequenas empresas

74,2% da mão-de-obra da Indústria Têxtil Capixaba estão em micro e pequenas empresas

A indústria têxtil é ampla e um diferencial na economia capixaba. O setor do vestuário capixaba emprega 13.416 pessoas em 1.087 empresas, onde 74,2% d

Famílias se reúnem para debater a importância da participação na educação dos estudantes
2ª edição da Mostra de Decoração
Espírito Santo ganha escritório da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo

A indústria têxtil é ampla e um diferencial na economia capixaba. O setor do vestuário capixaba emprega 13.416 pessoas em 1.087 empresas, onde 74,2% dos trabalhadores estão nas micro e pequenas empresas, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho do Estado do ES, de 2017.

A cada ano, as confecções capixabas buscam pela qualidade em seus produtos e inovam na diversificação e no design  das peças. Exemplo disso é o que as marcas capixabas irão apresentar no Vitória Moda 2019, o maior evento regional de moda do Estado.

Este ano, o evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na nova sede social do Álvares Cabral, o Ilha Buffet Álvares Cabral, com o tema A Moda em (R)Evolução e promete movimentar a indústria têxtil capixaba, afinal o evento oferece espaço para as empresas apresentarem os lançamentos do Alto Verão.

“Na Semana de Moda Capixaba, o Estado começa a conversar com o ‘verão’ –  que é uma estação longa por termos este clima tropical – e a lançar suas coleções, assim o evento promove o aumento do faturamento das empresas participantes, com a possibilidade de volume de negócios, além da confiança gerada entre o setor com a realização deste evento de grande porte”, afirma o Presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário, José Carlos Bergamin.

“Em 2018 o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Estado do Espírito Santo atingiu 65,3 pontos, o maior índice desde 2010, e a previsão da evolução do mercado mundial do vestuário é de U$ 1.650 bilhões para o ano de 2020”, pontua Bergamin.

“O tema deste ano ‘A Moda em (R)Evolução’ foi escolhido devido às mudanças que o mercado está passando. “O mercado da moda deixou de ser transação comercial, antes, o comerciante tinha um ótimo produto e o cliente precisava de uma ótima mercadoria, assim a transação acontecia; agora é preciso estabelecer relacionamentos, aproximações, para assim ser transferida sua proposta de valor, apresentar-se por completo”, explica Bergamin.

Segundo Bergamin, essa edição vai destacar a importância da interação com o público. “Não é suficiente uma boa coleção conceitual para criar valor, é preciso que a marca esteja inserida, próxima, fazendo parte. Por isso as pequenas marcas, os nichos estão desbancando grades projetos, porque eles conseguem entender o contexto e entregar o que o mercado consumidor quer e deseja. O Vitória Moda vai proporcionar está necessidade tão demandada. Próximo, interativo”, pontua.

O Vitória Moda 2019 segue o formato de Semana de Moda Capixaba, com palestras com formadores de opinião do universo fashion para troca de experiências, o ‘Espaço Business’ onde acontece a exposição de produtos da cadeia produtiva e o relacionamento entre fabricantes e lojistas; os desfiles onde as marcas expõem suas novidades.

Números em 11 anos de Vitória Moda

Em 11 anos de evento mais de 90 mil pessoas estiveram presentes, entre compradores, profissionais, estudantes, lojistas e visitantes. Com 167 desfiles e 649 expositores já foram movimentados cerca de R$ 110 milhões em negócios. Além disso, cerca de  59 palestrantes também marcaram presença, entre grandes nomes do universo da moda nacional, e mais de 1,5 mil profissionais da imprensa, incluindo cobertura local e nacional.

O Vitória Moda 2019 – Ano 12 é uma iniciativa do Sistema Findes, realização da Premium Marketing Promocional, correalização do Sebrae-ES, patrocínio Sesi-ES e Senai-ES, apoio V1 e Beleza Oficial Make More Profissional e Keune

Fonte dos Dados: Análise de Competitividade do Setor da Indústria do Vestuário do Estado do Espírito Santo 2019

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin