Abertas mais 600 vagas para cursos de graça do Gerar

O Programa que ganhou reconhecimento nacional, o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, abre mais de 600 vag

Fundo emergencial garante rebanho seguro
A evolução das casas depois das pandemias
Participante do The Voice Kids se apresenta no Masterplace Mall


O Programa que ganhou reconhecimento nacional, o Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, abre mais de 600 vagas para cursos de graça a partir desta quarta-feira (21). As vagas são para um novo Núcleo de Qualificação, em Universal, e, também, para o Núcleo em Canaã. As inscrições podem ser feitas no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede, na Agência de Empregos, em Viana Sede, no site do Oportunidades (www.oportunidades.es.gov.br) e nos Centros de Referência e Assistência Social do município. (Veja relação completa com endereço e telefones abaixo). As cerimônias de aula inaugural serão no próximo dia 10 de abril, às 16 horas, para o Núcleo de Universal e, às 19 horas, para o Núcleo de Qualificação de Canaã.

As oportunidades para o Núcleo de Universal são para os cursos de Porteiro (20 vagas), Fotografia (20 vagas), Auxiliar de Logística (20 vagas), Preparação de Salgados (30 vagas), Panificação (30 vagas), Doces para Festas (30 vagas), Balconista de Farmácia (30 vagas), Cuidador de Idosos (30 vagas), Auxiliar de Rotinas Administrativas (30 vagas), Maquiagem Básica (25 vagas), Design de Sobrancelhas (25 vagas) e Recepcionista (25 vagas).

Já para o Núcleo de Canaã, as oportunidades são para Almoxarife (20 vagas), Porteiro (20 vagas), Auxiliar de Estoque e Armazenamento (30 vagas), Auxiliar de Secretaria (30 vagas), Auxiliar de Logística e Produção (30 vagas), Recepcionista (20 vagas), Auxiliar de Rotinas Administrativas (20 vagas), Fotografia (20 fotografia), Empreendedorismo (20 vagas), Biscoitos Caseiros (30 vagas), Panificação (30 vagas) e Confeitaria Avançada (30 vagas).

Prêmio Nacional

Viana participou do Prêmio Progredir, do Ministério do Desenvolvimento. Ao todo, 1.668 municípios estavam inscritos. A premiação foi na última semana, em Brasília. E quem ganha são os beneficiados pelo Programa, que receberá um convênio de até R$ 1 milhão para ampliação ou implantação das ações realizadas, atualmente, no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede, e em mais quatro Núcleos de Qualificação Profissional no município. O Gerar competiu com outros 123 projetos na região Sudeste do país.

O Progredir premia os municípios com os melhores projetos que visam à inclusão no mercado de trabalho e geração de renda para famílias cadastradas no CadÚnico. A equipe do Gerar apresentou o projeto em Brasília na quarta-feira (14), onde o resultado d as melhores iniciativas de inclusão produtiva de cada região do país anunciado. Um dos critérios levados em consideração no prêmio foi o fato do Gerar atender, prioritariamente, são as famílias atendidas pelo CadÚnico e Bolsa Família. Além de qualificar, o programa também aponta os caminhos do empreendedorismo e do mercado de trabalho com a Agência de Emprego.

Para o prefeito Gilson Daniel, a primeira colocação é o reflexo das estratégias desenvolvidas pelo Gerar na cidade. “Estamos muito felizes com o resultado, pois investimos muito no programa. Estamos buscando fortalecer cada vez mais o Gerar para oferecer mais oportunidades de geração de renda e abrir novas portas de emprego para o cidadão vianense”, disse.

Gerar

O Programa Gerar funciona tendo como base as unidades da Agência do Emprego e o Centro de Qualificação Profissional. A Agência funciona como uma central para direcionar o cidadão para oportunidades de emprego. Já no Centro de Qualificação Profissional, são oferecidas oportunidades de qualificação da mão de obra do cidadão vianense por meio de parcerias que o programa firmou com empresas e órgãos públicos. O programa também oferece possibilidade de ingresso ao ensino superior com bolsas nas principais faculdades do Estado e à formação técnica por meio de parceria com escolas.

Com um ano, o Gerar está crescendo. Hoje o programa funciona com o Polo Viana (Centro de Qualificação) e cinco Núcleos de Qualificação: Nova Bethânia, Vila Bethânia, Canaã, Universal e Marcílio de Noronha.

Bolsas de Estudos

Em busca do diploma nas faculdades ou em um curso de nível superior hoje já são 618 bolsistas. O foco são os moradores inscritos no CadÚnico, direcionando-os , ainda, para vagas de estágios. Do total de bolsistas atendidos hoje, 175 são do CadÚnico e, deste montante, 56 conseguiram a vaga para estagiar na área. As aulas são em faculdade parceiras como a Fesav, a FAEV e a Pio XII. “Temos alcançado nosso objetivo. Muitas famílias passaram a ter a sua renda por meio do aprendizado obtido nos cursos e isso tem fomentado o empreendedorismo em muitos”, disse o prefeito Gilson Daniel.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin