Após atuação de Rose, Ministério da Saúde renova certificação que garante funcionamento do Hospital das Clínicas de São Paulo

Após atuação de Rose, Ministério da Saúde renova certificação que garante funcionamento do Hospital das Clínicas de São Paulo

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. rrÀ bancada, em pronunciamento, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES).rrFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Trabalho da senadora Rose de Freitas legaliza fundações de apoio ao HC de SP, o que garante o recebimento de recursos federais. Medida evita possível paralisação do maior complexo hospitalar da América Latina

Após nove meses de intenso trabalho da senadora Rose de Freitas (PODE-S), em parceria com o senador Major Olímpio (PSL-SP), o Ministério da Saúde publicou, na segunda-feira (10), a renovação da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) de cinco fundações de apoio ao Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), considerado o maior complexo hospitalar da América Latina.

Com a renovação da Cebas, essas fundações estão legalizadas para continuar recebendo recursos do Governo Federal. Isso significa, segundo a instituição, a garantia da realização de mais de 1,5 milhão de consultas ambulatoriais, 80 mil cirurgias, 14 milhões de exames laboratoriais, 150 mil atendimentos a pacientes na unidade de emergência referenciada, além da manutenção do emprego de 20 mil funcionários que prestam serviços ao HC da Universidade de São Paulo (USP).

Para se ter uma ideia, o Complexo do HC ocupa uma área total de 600 mil metros quadrados com cerca de 2.400 leitos distribuídos entre os seus 8 institutos especializados e dois Hospitais Auxiliares.

“Agradecemos o empenho da senadora Rose de Freitas que tomou conhecimento da situação [das fundações de apoio ao HC] não só como senadora, mas como paciente e alguém que conhece a excelência dos serviços que são prestados pelo HC. Ela colocou toda a sua experiência à disposição, nos auxiliando para que tivéssemos uma solução”, ressaltou o senador Major Olímpio.

O diretor do Serviço de Cirurgia do Cólon e do Reto do HC, Sérgio Carlos Nahas, também agradeceu: “Em meu nome e de toda a equipe do HC, gostaria de agradecer o esforço da estimada senadora Rose de Freitas, do presidente da República e do ministro da Saúde, pela atenção, empenho, carinho e dedicação ao HC da Faculdade de Medicina da USP. A regularização da Cebas proporcionará a continuidade na excelência dos serviços prestados de assistência, ensino e pesquisa que resultará em benefício ao nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A renovação da Cebas abrange a Fundação da Faculdade de Medicina (FFM), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Fundação Zerbini, Fundação Adib Jatene e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas.

acompanho o trabalho da senadora no site https://www.senadorarosedefreitas.com.br/

Comentários

Justified Image Grid Plugin