ARTIGO – Consumo Consciente: um convite à reflexão – Mirela Souto

ARTIGO – Consumo Consciente: um convite à reflexão – Mirela Souto

Diante de tantas mudanças que alteraram o modo de pensar e viver em sociedade na atualidade, sem dúvidas, a forma de consumir merece atenção especial.

Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
ARTIGO – Descreva objetivamente qual o negócio do empreendedor
ARTIGO – Luciano De Sousa Cunha, Doutor e Mestre em Psicologia

Diante de tantas mudanças que alteraram o modo de pensar e viver em sociedade na atualidade, sem dúvidas, a forma de consumir merece atenção especial. Nessa data, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Consumo Consciente. Instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. Mais do que nunca, cabe a nós olharmos com mais cuidado para aquilo que consumimos e como isso afeta o ambiente em que vivemos.

Como você tem utilizado os recursos naturais? As pessoas ao seu redor têm ideia do impacto daquilo que elas consomem? Essa é uma reflexão que deve ser feita constantemente. Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Crédito (SPC Brasil), aponta que 97% da população possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.

Seguramente, muitos ainda não sabem ao certo sobre o que é essa forma de consumo pensada de maneira a minimizar impactos na natureza, porém algumas atitudes promovidas no dia a dia podem gerar mudanças e reflexos positivos quando falamos em um futuro que caminhe junto com a sustentabilidade.

É interessante, antes de comprar um produto, pensar se realmente há necessidade de adquiri-lo. Se ainda assim optar em comprar, prefira de empresas com boas práticas socioambientais. Separar o lixo, por exemplo, é um hábito que evita impactos ao meio ambiente, impulsiona a reciclagem de materiais, propicia a economia circular e o destino correto para os resíduos.

Independente da imposição da lei, o fato é que precisamos mudar nossa relação com meio ambiente, caso contrário, vamos continuar sobrecarregando o planeta. Haja vista o envolvimento das Organizações das Nações Unidas (ONU) quando estabeleceu nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) a prática do consumo e produção responsável (ODS 12) com metas arrojadas no sentido de garantir um novo padrões de consumo. Isso com um olhar para a redução do desperdício, no correto manejo dos resíduos e no estilo de vida em harmonia com a natureza.

De acordo com o Banco Mundial, caso a população do planeta chegue a 9,6 bilhões em 2050, como apontam os números e balanços e, caso não façamos as mudanças propostas, serão necessários até três planetas para que as pessoas mantenham o atual estilo de vida com o uso de recursos naturais. Um alerta para que cada um repense seus hábitos e cuidados com o meio ambiente.

Datas como essas merecem nossa atenção. Elas nos provocam a perceber a importância dos cuidados com o nosso maior bem, o planeta, a nossa casa!

ARTIGO – Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin