ARTIGO:  Novos tempos para a educação – Aridelmo Teixeira

ARTIGO: Novos tempos para a educação – Aridelmo Teixeira

Educação é uma pauta sempre recorrente na sociedade. É um consenso que a educação já passava por desafios antes de março, quando, subitamente, os bras

ARTIGO: As Relações de Consumo nas Redes Sociais – Por: Amanda Gonzalez
ARTIGO – Luciano De Sousa Cunha, Doutor e Mestre em Psicologia
ARTIGO « O direito à liberdade em tempos de coronavírus

Educação é uma pauta sempre recorrente na sociedade. É um consenso que a educação já passava por desafios antes de março, quando, subitamente, os brasileiros se viram em um estado de alerta na saúde generalizado. Com a chegada do novo Coronavírus, com o distanciamento social imposto ou voluntário, grande parte da sociedade permaneceu em casa. Com os medos e incertezas, estudar se tornou um desafio ainda maior na vida de muitos. Seja por falta de recursos, falta de disciplina ou saúde – física e mental –, ser estudante se tornou uma profissão ainda mais desafiadora.

No período em que estamos, milhares de estudantes finalistas do ensino médio estariam, exclusivamente, focados no Enem e em provas de vestibulares. Entretanto, hoje, grande parte luta para conseguir criar ou perpetuar uma rotina de estudos totalmente nova com o chamado “novo normal”. Esse movimento traz consigo mudanças começadas há anos com o ensino à distância, vídeo-aula, podcast de educação e sites de cursos online, mas que deverão se ajustar a maior parte da população, rapidamente.

O virtual, hoje, deixou de ser uma opção para tornar-se uma necessidade. Estudantes e professores da educação básica e superior se viram necessitados de suportes para lidar com esta situação inesperada. Os professores se veem duvidosos de suas capacidades nesse novo meio, receosos que seus alunos estejam aprendendo menos pelas inúmeras dificuldades. Já os alunos se encontram em uma corrida desigual para ver quem chega ao final desta corrida de obstáculos que, além dos entraves, acontece em meio à chuva de medos, incertezas e dúvidas aumentadas.

A única certeza existente é de que a educação é primordial na vida de qualquer ser humano. A Covid-19 mostra, diariamente, que essa é a única chave para enfrentarmos os dias sombrios e, um dia, poder dizer que esta geração enfrentou vitoriosamente mais um capítulo conturbado da história humana.

ARTIGO: Aridelmo Teixeira, fundador da Fucape Business School e do InspiraES

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin