Estudiosos chamam a atenção sobre os impactos negativos no planeta causados pelo consumo inadequado, além de reforçar o quão importante é a sustentabi
Estudiosos chamam a atenção sobre os impactos negativos no planeta causados pelo consumo inadequado, além de reforçar o quão importante é a sustentabilidade
Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) revela que o Brasil perdeu R$ 52 bilhões entre 2015 e 2017 com desperdícios de energia elétrica – potência essa gerada por recursos naturais por meio de hidrelétricas. O número representa um desperdício diário de aproximadamente R$ 71 milhões. Diante desse contexto, especialistas reforçam a importância da redução do uso de materiais tóxicos, emissão de poluentes e geração de resíduos, por meio de práticas de consumo consciente.
Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental, reforça que é fundamental reforçar ações que promovem a sustentabilidade. “Precisamos saber que ao adquirir um produto ou serviço, há uma série de impactos positivos e negativos. Cabe a cada um repensar suas atitudes. Nossa contribuição para o consumo consciente vem das pequenas ações, em casa e fora dela. Podemos auxiliar ao evitar o desperdício de alimentos, separar resíduos corretamente para a reciclagem, reduzir o consumo de água e energia. Comportamentos como dar carona para colegas ao ir trabalhar já fazem a diferença. Outra ação importante de cidadania é exigir dos representantes providências sobre tratamento de resíduos”, enfatiza a profissional.
Alerta para importância do consumo consciente
De acordo com o Instituto Akatu, uma organização pró-consumo consciente, o consumo atualmente é mal distribuído e vive um momento de descontrole, pois cerca de 20% da população mundial concentra o consumo de 80% dos produtos e serviços do planeta. O instituto revela também que, a cada ano, o mundo ganha cerca de mais de 150 milhões de novos consumidores. O número aponta que, nos próximos 20 anos, serão mais de 3 bilhões de pessoas que desperdiçam alimentos e água, além de efetuarem compras de produtos sem uma real necessidade, seja em lojas físicas ou pela internet, o que pode levar a um colapso.
Comentários