Dentes separados após uso de aparelho fixo? Pode acontecer!

Dentes separados após uso de aparelho fixo? Pode acontecer!

Ortodontista Catarina Riva aponta a continuidade do tratamento com o uso de contenção para evitar desalinhamento dos dentes O surgimento de diastem

Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1000 inscrições para edição de 2020
Com crescimento do e-commerce em 41%, especialista alerta para os cinco erros cometidos na internet
Feijoada no almoço do Coco Bambu Vila Velha

Ortodontista Catarina Riva aponta a continuidade do tratamento com o uso de contenção para evitar desalinhamento dos dentes

O surgimento de diastema, espaço formado entre os dentes, após finalizado o tratamento com aparelho ortodôntico pode causar, além da frustração, problemas de saúde bucal. O alerta é da ortodontista Catarina Riva, que cita a evasão do consultório do dentista após a retirada do aparelho como uma das causas da separação dos dentes.

“O tratamento continua após a retirada do aparelho ortodôntico, é preciso realizar o uso de contenção por até 18 meses. Esse cuidado é necessário porque os dentes e tecidos da boca, bem como a musculatura orofacial, precisam se readaptar. Fora que os dentes ainda estão se ajustando à nova posição”, comenta.

Catarina sinaliza que a higiene oral deve ser reforçada em caso de surgimento de diastemas após a retirada do aparelho e em qualquer movimentação da arcada dentária.

“Sem uma limpeza adequada, o paciente pode desenvolver inflamação na gengiva, que pode causar inchaço, sensibilidade e sangramento do tecido gengival”, alerta.

Além disso, a ortodontista destaca que é preciso avaliar se há alterações respiratórias, na mastigação e na mordida que possam estar contribuindo para desalinhar os dentes. “O ato de somente respirar pela boca altera o formato da arcada dentária, compromete o sorriso e a anatomia do rosto, causando até o crescimento inadequado da mandíbula. Esse é um problema que deve ser tratado de maneira multidisciplinar, além do ortodontista, o paciente deve contar com acompanhamento de um otorrino”, sinaliza.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin