Dia do Leiturista, profissional essencial para os serviços de água e esgoto

Função vai muito além da entrega de faturas, compreendendo desde a identificação de vazamentos até a orientação aos clientes quanto ao funcionamento d

Assinatura de novos convênios e Ordem de Serviço
Carnaval: PMV repassa recursos para nove escolas de samba da capital
Fernanda Mazzelli conquista três medalhas em campeonato de jiu-jitsu em Salvador (BA)

Função vai muito além da entrega de faturas, compreendendo desde a identificação de vazamentos até a orientação aos clientes quanto ao funcionamento dos serviços de água e esgoto

Eles estão na linha de frente da prestação dos serviços de água e esgoto e desempenham um papel essencial para a eficiência desses serviços. Estamos falando dos leituristas, também conhecidos como agentes comerciais, profissionais que têm o seu dia celebrado nesta quarta-feira, 20 de julho. Diariamente, eles percorrem bairro a bairro, fazendo a medição individual do consumo de água e esgoto, e sanando as possíveis dúvidas dos clientes sobre os serviços de saneamento.

Em Cachoeiro de Itapemirim, 35 profissionais realizam esse trabalho. Faça sol ou chuva, cada um deles visita cerca de 350 endereços diariamente, entre residências e comércios, realizando a leitura dos hidrômetros e fazendo a entrega das faturas em tempo hábil. Segundo Roberland Fabre de Mello, gerente comercial da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a função do leiturista vai além, sendo este profissional um dos pilares para o bom relacionamento da empresa com os clientes.

“Além da leitura acurada dos hidrômetros, os leituristas realizam visitas técnicas para identificar possíveis vazamentos nas instalações hidráulicas nos imóveis, orientam os clientes em casos de dúvidas, comunicam sobre as ações da empresa, identificam e notificam situações de ligações irregulares, entre outras funções. Com tantas responsabilidades, o atendimento de excelência realizado por esse profissional é um dos principais responsáveis pela satisfação dos nossos clientes e pelo nosso bom relacionamento com eles”, explica Roberland Fabre de Mello.

Rodrigo Batista, que é leiturista há 10 anos em Cachoeiro de Itapemirim, afirma que para ser um bom leiturista é fundamental ser educado, ter empatia e se colocar no lugar do cliente. “Já passei por situações muito desafiadoras, em que tive que ter muito jogo de cintura para explicar à cliente que eu só estava ali para realizar meu trabalho. Ao final da tarefa, a mesma me agradeceu”, conta.

Para o leiturista Everton Matos Abreu, que está há dois anos na função, a atenção e o profissionalismo são as principais características de um bom leiturista. “Essa é uma profissão de bastante responsabilidade, em que vamos até o cliente e, muitas vezes, entramos dentro das casas. Por isso, sempre temos que respeitar o próximo, procurando ser o mais profissional possível no dia a dia”, finaliza.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin