Dia Mundial do Pão

Dia Mundial do Pão

Alimento mais popular do mundo é celebrado no dia 16 de outubro No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão. Conta a história que o prim

Senar-ES oferece mais de 25 cursos gratuitos em julho
Jovens de Vitória podem fazer oficinas de máscaras e turbante on-line
Previdência: planejando no presente para investir no futuro

Alimento mais popular do mundo é celebrado no dia 16 de outubro

No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão. Conta a história que o primeiro registro de um pão fermentado foi em 4000 a.C., pelos egípcios e os romanos levaram o costume pela Europa. Hoje o pão é uma iguaria popular em todo o mundo e versátil, pois para uns não pode faltar no café da manhã, e ainda pode ser consumido em todas as refeições, almoço, jantar e até como uma entradinha.

Atualmente o pão ganhou o seu status na mesa, e as receitas ficaram mais requintadas. A chef Patrícia Santos Neves, do bistrô e padaria artesanal Empório Joaquim, na Praia do Canto, destaca que a produção dessas novidades é também uma maneira de fomentar um novo tipo de consumo, mostrando o que diferencia o produto artesanal dos tradicionais e dando mais opções aos clientes e consumidores. “Além de criamos diversas receitas, também utilizamos farinha francesa em todos os nossos pães”, destaca a chef.

Entre os sabores mais diferentes e exclusivos estão o de abóbora com alecrim e mel, o de azeitona com raspa de limão (feito com três tipos do fruto), o pão rústico de figo com nozes, 100% integral com e sem castanha, mini pães sourdough, os adocicados bomboloni com recheio de doce de leite e cinnamon rolls, além dos clássicos pães australianos e baguetes francesas.

A fermentação natural ganha destaque, além dos diversos sabores e combinações. “Os pães de fermentação natural se sobressaem pelo fato de que são feitos com matéria-prima capaz de atuarem como um perfeito conservante natural, fazendo o alimento durar mais tempo e reduzindo o número de vezes que as pessoas saem para repor o ‘estoque’ “, ressalta a chef.

Ela conta que a procura pelos pães teve um aumento, principalmente porque, com a pandemia, seu estabelecimento implantou o delivery e o serviço take away (o cliente encomenda e busca no local). “Além de termos pensado em novas formas de comercialização, os produtos chegam até os clientes sem que eles precisem sair de casa”, explica a especialista.

Outra novidade é a consultoria que o empório está tendo com o especialista em padaria, o consultor Felipe Oliveira Boulanger. “Ele veio incrementar o trabalho que realizo e já prestou seus serviços em hotéis de luxo como o Four Season Hotels adn Resorts, de São Paulo e o Emiliano, no Rio de Janeiro”, explica

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin