Educação reduz índice de abandono escolar na capital em parceria com Unicef

Educação reduz índice de abandono escolar na capital em parceria com Unicef

Em um evento virtual que reuniu gestores e profissionais de diversas áreas da Prefeitura de Vitória, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef

Mais satisfação com aperfeiçoamento nas atividades da casa
Mandatárias alinham diretrizes para criação da Agenda Mulher
Cindes Jovem promove edição do ALA Feminina 2019

Em um evento virtual que reuniu gestores e profissionais de diversas áreas da Prefeitura de Vitória, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou os dados relacionados à educação pública da capital, na última quarta-feira (16).

Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) firmou uma parceria com a instituição para fortalecer o enfrentamento à exclusão escolar no município, através da plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020.

Os números sobre abandono escolar foram reduzidos em toda a cidade: de 0,95%, em 2016, para 0,79%, em 2019. As regiões que apresentavam as maiores taxas de abandono escolar obtiveram significativas melhoras. Santo Antônio passou de 1,7% para 0,84%; Jucutuquara, de 1,14% para 0,63%; São Pedro, de 1,14% para 1,09%; e Praia do Canto, de 1,13% para 0,49%.

Além disso, o percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso em relação à idade baixou de 20,14%, em 2016, para 13,3%, em 2019. Essa redução resultou em 2 mil estudantes a menos com distorção idade-série no Ensino Fundamental de Vitória.

Diálogo intersetorial

Para atingir esses objetivos, houve a colaboração entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges). Foi estabelecido um diálogo intersetorial, sendo criado um plano coletivo de impacto ao enfrentamento à exclusão escolar para os quatro anos da parceria com a coordenação da Unicef.

Nesse sentido, foram realizados pela Seme diversos encontros, seminários, cursos, oficinas e processos formativos ao longo desse período.

Além disso, a Educação, com o apoio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, implementou as práticas restaurativas, realizando diversos círculos de construção de paz com estudantes, profissionais e famílias. Também foi construído um documento sobre o protagonismo juvenil para embasar as ações no ambiente escolar.

Satisfação

A secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio, agradeceu a parceria com o Unicef. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Unicef pela ajuda nos movimentos da cidade de Vitória, agradecer enormemente a essa instituição, que tem um lugar muito importante e especial para nós e para a sociedade. Com certeza, é a maior referência que temos de instituições internacionais”, destacou.

A chefe do Território Sudeste do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo, também elogiou a parceria. “Agradeço enormemente a parceria com Vitória, o compromisso e a confiança por estarem juntos conosco durante esse período”, pontuou.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin