Empreendedorismo feminino: mulheres são destaque no mundo dos negócios

Empreendedorismo feminino: mulheres são destaque no mundo dos negócios

Às vésperas da comemoração do Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, é possível falar que o protagonismo das mulheres no mun

FGTS, proibição de tarifas mínimas e acesso à casa própria para mulheres: conheça os projetos de Rose prontos para votação no Senado
Venice! A gigante dos cosméticos abre fábrica na Serra
Últimos dias para inscrever propostas no Edital Mulheres na Ciência da Fapes

Zilma Bauer, presidente Sindiquímicos-ES

Às vésperas da comemoração do Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, é possível falar que o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios segue avançando: dados da Rede Mulher Empreendedora dão conta que, somente em 2020, houve um aumento de 40% no empreendedorismo neste público. Ao todo, elas somam mais de 30 milhões de novas empreendedoras no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor.

No Espírito Santo, não é de hoje que as mulheres se destacam no mundo dos negócios. Na indústria química capixaba, por exemplo, quase 25% das empresas são comandadas por mulheres, segundo dados do Sindicato das Indústrias Químicas do Espírito Santo (Sindiquímicos-ES). Dentre elas, vale destacar a trajetória da empresária e atual presidente do Sindiquímicos-ES, Zilma Bauer. Migrante do interior de Minas Gerais, ela fixou residência em Vila Velha e iniciou a faculdade aos 40 anos e é sócia-fundadora da Ervas Naturais, empresa de cosméticos capixaba com atuação em 18 estados do Brasil.

“Tinha vontade vir para o Espírito Santo para eu e meus filhos estudarem. Fiz o vestibular e a faculdade junto do Kaio Bauer, meu filho. Em 1997, eu estava com queda de cabelo e minha irmã me indicou um produto para tratar esse problema e, um ano depois, compramos a marca desse produto, a Ervas Naturais. Nosso objetivo era empreender e deixar um legado, fazer a diferença. No início, eu quem fazia as entregas com um fusca verde, depois fomos melhorando nossa logística e toda a cadeia de produção por meio de muito estudo e dedicação e, assim como todo grande sonho, enfrentamos muitos desafios nessa jornada. Atualmente, estamos trabalhando no processo sucessório dos meus filhos dentro da empresa, que é um dos meus sonhos, vê-los na gestão da Ervas Naturais”, destaca.

A trajetória como empreendedora garantiu à Zilma reconhecimentos nacionais Prêmio Mulher de Negócios, promovido pelo Sebrae nos anos de 2017 e 2020 e a Medalha de Mérito Sindical da Findes, destinada aos industriais que se destacaram na promoção do associativismo na indústria capixaba, em 2020.

Pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, apurou que cerca, quando empregam, as mulheres empregam mais que os homens (83% contra 63%) e os negócios comandados por mulheres apresentam maior taxa de formalização e também partem delas a maior busca por cursos e capacitações em empreendedorismo. “Como mulher, não podemos desistir, temos muitas funções: somos mães, dona de casa, esposas, amigas e também somos empreendedoras. Busque soluções, porque elas existem! Temos ainda muito a conquistar, em multinacionais, há poucas mulheres em cargos de comando e esse cenário pode mudar”, destaca a empresária.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin