Empresa de beneficiamento de plástico tem capacidade para reciclar até sete toneladas de plástico por dia, em Cariacica

Empresa de beneficiamento de plástico tem capacidade para reciclar até sete toneladas de plástico por dia, em Cariacica

A indústria fica localizada no Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental Todos os anos milhões de toneladas de plástico são descartados de forma irr

Liminar pode interferir em divulgação da imagem de pacientes
Após reunião com Rose, ministro da Infraestrutura garante restabelecer segurança da BR-262
Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul
A indústria fica localizada no Parque de Ecoindústrias da Marca Ambiental

Todos os anos milhões de toneladas de plástico são descartados de forma irregular. Segundo estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), de 2019, no Brasil a quantidade de lixo plástico descartado incorretamente é de 2,4 milhões de toneladas por ano. Apenas 145.043 toneladas são recicladas. Para suprir uma demanda reprimida no mercado de reciclagem do plástico, algumas empresas no Espírito Santo têm se movimentado e oferecido soluções.

A Marca Ambiental, empresa 100% capixaba pioneira no gerenciamento de resíduos, localizada em Cariacica, por exemplo, abriga em suas instalações o Parque de Ecoindústrias, ambiente voltado para que empreendedores desenvolvam seus modelos de negócios para o tratamento de resíduos. A gestora de comunicação Mirela Souto explica que nesse ecossistema são desenvolvidos diversos projetos de reciclagem no sentido de promover a valorização dos resíduos, bem como o desenvolvimento da economia circular.

“Na prática, busca-se a redução do desperdício ao mínimo, reciclando e ressignificando diferentes tipologias de resíduos. Quando um produto chega ao fim de sua  vida útil, os seus materiais retornam ao ciclo produtivo, permanecendo dentro da economia sempre que possível, podendo ser reaproveitado novamente, criando assim mais valor. São produtos reciclados e utilizados como matéria prima, por exemplo. Isso é algo que vai exatamente ao encontro da economia circular, pois conseguimos associar crescimento econômico a um desenvolvimento positivo, contínuo e renovável, por isso consideramos tão importante o fomento desse tipo de espaço, como é feito em nosso Parque de Ecoindústrias”, comenta.

Neste ano, para suprir e promover a reciclagem de resíduos plásticos, quem iniciou suas atividades no Parque da Marca é a Recicla Valorização de Resíduos. A empresa tem como atividade principal a logística reversa de resíduos plásticos provenientes do processo de fabricação de vários produtos de diferentes segmentos, como: construção civil, embalagens, acessórios, automobilístico, brinquedo, telecomunicações, engenharia e alimentos. A empresa tem capacidade para reciclar sete toneladas de plástico por dia.

Iolanda Brito, gerente administrativa da Recicla, explica que esses materiais, após coletados, passam por um processo que envolve triagem, trituração, lavagem e extrusão. Depois de submetido ao processo de reciclagem, são transformados em matéria-prima para novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia produtiva.

“Trabalhamos com diversos tipos de resinas plásticas recicladas, como polipropileno, polietileno de alta densidade, PET, poliamida e polietileno. Todos esses resíduos plásticos que poderiam ser dispostos de forma incorreta no meio ambiente, ganham uma nova aplicação e podem atender a vários segmentos com matéria prima reciclada. É importante entender que o plástico é um material com grande potencial de reaproveitamento, por isso quando promove-se a reciclagem desse material ou quando compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois esta matéria prima deixa de ir para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas”, comenta Iolanda Brito.

Mirela Souto defende a importância da reciclagem para o correto tratamento dos resíduos. Segundo ela, a reciclagem possibilita o reaproveitamento de diversos materiais, os reintroduzindo no ciclo produtivo, evita assim, o consumo de novas matérias-primas, muitas vezes não renováveis. “É uma das alternativas mais eficazes para o manejo adequado dos resíduos sólidos e, além e ser positivo para o meio ambiente, movimenta a economia”, disse.

Marca Ambiental – A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da Marca Ambiental, localizada em Cariacica, está em operação há 25 anos. A empresa é referência em inovação e tecnologia no gerenciamento integrado de resíduos para diversos setores, como saneamento urbano, industrial, saúde, construção civil, entre outros. O local abriga o Parque de Ecoindústrias, um ambiente voltado para que empreendedores desenvolvam seus modelos de negócio focado a gestão de resíduos. Atualmente são nove Ecoindústrias sediadas no Parque.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin