Equipe capixaba disputará campeonato nacional de automobilismo em miniatura

Equipe capixaba disputará campeonato nacional de automobilismo em miniatura

A equipe “Pocadores”, do Sesi Jardim da Penha, patrocinada pela ArcelorMittal Tubarão, venceu a etapa regional da competição e disputará o campeonato nacional, em São Paulo, em março

F1 In Schools é o nome da competição internacional automobilística com carros em miniatura que alunos do colégio Sesi Jardim da Penha disputarão nos próximos dias 06, 07 e 08 de março, em São Paulo. A equipe, formada por seis estudantes, participará da etapa nacional deste projeto, realizado pela maior competição de automobilismo do mundo. A conquista da vaga veio após a disputa do classificatório regional, realizado na sede do colégio nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro.

A equipe capixaba, denominada “Pocadores” e patrocinada pela ArcelorMittal Tubarão, enfrentou um grande desafio até chegar no resultado positivo da etapa regional. O objetivo principal do projeto “F1 In Schools” é estimular o empreendedorismo jovem, a partir da criação de microempresas, a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de marca, nome, logotipo, cores, identidade visual da equipe, além de criar planos de negócios e de marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais.

A proposta do F1 In Schools é promover uma liga que simule os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até a competição na pista. O detalhe fica por conta do tamanho dos modelos, que são reduzidos, mas que trazem a força do torneio que movimenta bilhões de dólares e conta com estrelas como Lewis Hamilton, atual campeão.

Além disso, o programa proporciona aos estudantes uma experiência na metodologia STEM, que integra conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática e prepara os alunos para os futuros desafios como profissionais da indústria e cidadãos. Essa nova abordagem preza pela multidisciplinaridade em sala de aula, com base em projetos e que busca a formação do indivíduo em várias áreas do conhecimento.

Graças ao patrocínio da ArcelorMittal Tubarão e utilizando equipamentos da empresa, a equipe pode fazer a usinagem dos seus próprios carros. Futuramente, a ideia é que os alunos façam esse trabalho utilizando uma máquina modeladora 3D e uma impressa 3D próprios, a serem fornecidos pela companhia.

2020 – 02 – 14 – ES – Serra – Equipes de F1 na escola e robotica no Sesi – Foto: Mosaico Imagem

Para o professor de robótica do Sesi de Jardim da Penha, Bruno de Castro, responsável pelo projeto, os estudantes precisam se portar como verdadeiros profissionais para conseguir cumprir os objetivos do projeto. “As empresas patrocinadoras possuem um papel essencial no objetivo final desse projeto, já que é a partir do seu apoio que temos a possibilidade de cobrir os custos com a confecção do carro, uniformes, alimentação e transporte”, conta.

Agora, o grupo, formado por seis estudantes de 14 a 15 anos, se prepara para ir a São Paulo, onde disputam o título nacional com escolas de todo o país. A competição nacional também é classificatória para a etapa mundial, ainda com data e local a definir.

Comentários

Justified Image Grid Plugin