Livro “Escalada Capixaba” reúne um vasto conteúdo sobre o esporte no Espírito Santo ao longo de 70 anos

Fruto de dez anos de dedicação do escalador Oswaldo Baldin, que incluiu pesquisas, registros fotográficos e catalogação da história do Espírito Santo,

Arena Premium recebe edição inédita do Baile do Dennis
Renato Albani anuncia sessão extra em Vitória
Réveillon na Ilha do Boi

Fruto de dez anos de dedicação do escalador Oswaldo Baldin, que incluiu pesquisas, registros fotográficos e catalogação da história do Espírito Santo, o livro “Escalada Capixaba: a história e o panorama da escalada no Espírito Santo” será lançado na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 19 horas, na Praça de alimentação do Shopping Jardins, em Jardim da Penha. A obra escrita por Baldin teve apoio de 327 colaboradores que participaram por meio de financiamento coletivo.

A publicação reúne um vasto conteúdo, com mais de mil fotos em 700 páginas, abordando e ilustrando todos os pontos de escaladas do Espírito Santo. Segundo o autor é um projeto inédito, pois trata-se do primeiro guia de escaladas no Brasil que engloba um Estado inteiro, trazendo tudo sobre a história e o cenário da escalada capixaba ao longo de 70 anos: de junho de 1947 a junho de 2017. Estas vias estão distribuídas por 206 montanhas/paredes e abrangem 43 municípios capixabas.

Toda essa amplitude de possibilidades torna o Estado em um destino potencialmente atrativo para a prática da escalada em rocha no Brasil. Cada município é apresentado com informações turísticas, opções de hospedagem e telefones úteis.

No livro, a descrição das vias trazem informações técnicas detalhadas, croquis, mapas de acesso, coordenadas geográficas, e ainda narrativas contadas pelos próprios conquistadores das vias, agregando uma dose de aventura e emoção à leitura – o que torna o livro interessante não apenas para escaladores, mas também para aqueles que gostam ou admiram atividades de aventura e esportes outdoor.

Sobre o autor

O autor Oswaldo Baldin é capixaba e praticante de escalada em rocha há 23 anos. Suas conquistas pelas montanhas do Espírito Santo somam mais de 10 mil metros e resultaram em mais de 150 vias, consagrando-o como o escalador que mais abriu vias no Estado, inclusive a maior delas, com 1.150 metros na Pedra da Lajinha, em Afonso Cláudio, sendo esta a quarta maior escalada do Brasil.

É guia e instrutor de escalada na empresa pioneira neste segmento no Espírito Santo, a Planeta Vertical, é também responsável pela formação de grande parcela dos escaladores capixabas.

Sempre motivado a divulgar as potencialidades da escalada capixaba, ao longo dos anos, Baldin produziu série de vídeos, filmes premiados, matérias e este livro, realizando assim seu maior sonho até então. E em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido em prol do esporte em todo o Estado, ele recebeu o título de Honra ao Mérito concedido pelo município de Vitória.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin