Mesas decoradas

Mesas decoradas

Profissionais do meio décor ensinam como decorar a mesa para receber os amigos e a família nas celebrações de Natal e Ano Novo

Em contagem regressiva para 2020, o Shopping Rio Branco, em Santa Lúcia, promove a primeira edição da mostra intitulada “Mesa Decorada”, pensada, principalmente, para ser fonte de inspiração para os capixabas que irão receber os amigos e a família nas celebrações de fim de ano. Composta por 16 mesas, a exposição é assinada por um time de mentes criativas formado por mais de 20 profissionais renomados da arquitetura, design, decoração e artes. Com 16 mesas expostas, a mostra segue aberta para visitação até o dia 14 de dezembro. A entrada é gratuita.

A arquiteta e curadora da mostra, Aparecida Borges conta que a proposta do evento é expor mesas arrumadas e decoradas para inspirar quem tem o gosto por receber em casa. “Escolhemos esse tema de festas de fim de ano para, justamente, trazer aos capixabas maneiras diferentes de compor e montar a decoração da mesa para os festejos que estão por vir. Lançamos um desafio aos profissionais: que cada um colocasse em sua arrumação a própria visão dessas celebrações, que, para muitas pessoas, são a essência da época mais esperada do ano”, explica Aparecida.

Mesas natalinas com muito brilho, dourado e prateado, arrumações mais rústicas, outras mais conceituais, composições com talheres e pratos que vão do elegante e sofisticado ao moderno e despojado. Segundo Danielle Marins Batista, coordenadora do evento, na mostra também terão mesas arrumadas com arranjos, como inspirações aos visitantes. “Com certeza é uma forma de incentivar cada pessoa que visitar, a realmente fazer isso em casa, afinal deixar um belo enfeite sobre a mesa é uma decoração simples, fácil e que faz diferença no ambiente”, afirma Danielle.

São diversas decorações diferentes, com conceitos diferentes, cada uma levando a visão do profissional responsável, sobre o natal e o réveillon. “Família”, “Decore seu olhar para o momento de Natal”, “Presépio”, “Natal rústico”, “Chuva de luz”, “Mesa de Natal”, “Luz e renovação”, “Conexão e Ofícios”, “Identidade capixaba. Você tem fome de quê? Fé”, são alguns nomes dados às mesas da exposição.

Os grandes profissionais que estão participando da mostra são: Gerlande Mendes e Dayanne Lenzi; Ariane Mozer e Mariana Andrade; Jacque Barros, Ana Foratinni, Manuela Lobato e Luíza Schwan; Cristiano Andrade; Sandra Bastos; Roberio Carmo e Raquel Adriano; Rosindo Torres; Patricia Sepulcri, Emilia Lopes e Aparecida Borges; Jaque Devens; Claudia Sepulcri; Fellix Satto; Fernanda Julião e Bruno Boninsenha; Christina do Carmo; Isabela Ferreira e Eduarda Santos; Ivan Lopes Jr. e Maria Augusta Bittencourt; Gabriela Bressan.

 

O Natal na rua

O artista plástico Rosindo Torres traz para a Mostra Mesas Decoradas do Shopping Rio Branco, um tema bem diferente para a decoração de seu projeto. Com caixa de papelão, pratos e copos descartáveis recolhidos no descarte e materiais de resíduos adquiridos nas ruas, a mesa de Rosindo tem a proposta de impactar quem passar pelo mall, permitindo que cada expectador tenha uma experiência individual de acordo com seu próprio olhar.

“A ideia é levantar uma questão social, promover uma discussão sobre e deixar, por meio da arte, que o observador perceba isso nas entrelinhas. É muito importante resgatar o Natal, não a data comercial marcada pelo consumismo, mas a festa Cristã, do amor e da esperança”, afirma Rosindo.

Com o título “Entre nós”, a mesa do artista se associa a uma realidade social que vemos fora do nosso lar e que, de acordo com ele, muitas vezes sugerimos não enxergar que famílias que vivem literalmente sem teto, está cada vez mais entre nós.

Além disso, o artista plástico que também é professor dos cursos de Design de Interiores e Moda, do Centro Universitário Faesa, desafiou seus alunos do quarto período, da disciplina de “Vitrine e visual merchandising”, a participarem da mostra. Assinando cinco vitrines na exposição, por meio de um profissional de design, 20 alunos de Rosindo toparam o desafio de criação, elaboração e personalização proposto a eles, e farão do evento um trabalho para finalizar o período.

Comentários

Justified Image Grid Plugin