O Deputado Federal Sérgio Vidigal lança a frente parlamentar de prevenção ao suicídio

O Deputado Federal Sérgio Vidigal lança a frente parlamentar de prevenção ao suicídio

Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida nesta quarta-feira (23), o deputado federal Sérgio Vid

Inscrições para professores em Designação Temporária têm início na próxima segunda-feira (16)
Aeróbico antes, durante ou depois da musculação?
Juntar dinheiro e sair do vermelho.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida nesta quarta-feira (23), o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) destacou o que é mais importante para a o colegiado: “única e exclusivamente é a vida”.

“O cidadão precisa estar apto a amparar uma pessoa que apresenta sinais de ideação suicida. O melhor remédio é mostrar-se verdadeiramente solidário com a pessoa que parece ter desistido de viver. Afastar a pessoa em risco dos meios de suicídio e procurar ajuda especializada”, comentou Dr. Sergio Vidigal, que é presidente da frente.

Durante o discurso, Vidigal comentou a história que originou o Dia de Prevenção ao Suicídio, em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

Médico psiquiatra, o deputado destacou ainda que é preciso ter um olhar mais atento às pessoas que enfrentam a depressão ou outros problemas que podem ser o indício de suicídio. Ainda mais na era da informação que traz novos problemas relacionados à autoestima, principalmente, entre os jovens.

Entre os presentes no lançamento da frente, estavam o deputado federal Ted Conti; o deputado federal Lucas Gonzales, que é presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação; o presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), Dr. Antônio Geraldo da Silva; o dirigente do movimento Céu na Terra, João Paulo Dias; representando a Associação Médica Brasileira, Denise Rocha Stefan; a professora e assessora de coordenação do curso de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Graziela Rodrigues Bohrer; e o estudante de medicina da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Faleiro.

O deputado federal Ted Conti que destacou a importância da frente e deixou seu apoio para com os trabalhos.

Lucas Gonzales relatou a história do profeta Elias, que foi acometido pela doença em uma época muito distante dos diagnósticos científicos e Deus tratou-o com cuidado. Então, Elias teve uma nova visão, viu provavelmente tudo de uma maneira diferente e superou a depressão.

Dr. Antônio Geraldo comentou sobre ações que são essenciais para a prevenção ao suicídio, que devem estar presentes em locais como a escola e as unidades de saúde.

“O caminho é se tratar, o caminho é procurar um psicólogo, o caminho é procurar um psiquiatra para que a vida seja protegida”, comentou.

João Paulo Dias, de apenas 21 anos, comentou sobre o uso das redes sociais e como elas têm influenciado hoje no comportamento dos jovens.

“Vamos aprender com os adultos e com os idosos o que é verdadeiramente o relacionamento verdadeiro e duradouro. Eu, há dois anos, tomei uma posição de andar nas ruas com o meu celular, 70% do tempo que eu ando nas ruas no modo avião”, destacando a importância do diálogo e de hábitos de uma vida em contato pessoal.

Denise Rocha Stefan comentou sobre o trabalho da frente no sentido de atuar por políticas públicas que previnam este mal.

Graziela Rodrigues Bohrer relatou como o curso de psicologia do Iesb capacita os futuros profissionais para ajudar na prevenção do suicídio.

Rafael Faleiro emocionou a todos com uma linda canção.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin