Odontofobia atinge três em cada dez adultos

Odontofobia atinge três em cada dez adultos

A simples ideia de fazer uma consulta ou fazer qualquer procedimento relacionado aos dentes pode ser um gatilho para a chamada “odontofobia”. Em um gr

MPES realizará IX Simpósio Capixaba de Memória Institucional
SENAC-ES está com 310 vagas para cursos de idiomas sem custos com matrículas
Icônicas: As pareôs são as queridinhas das altas temperaturas

A simples ideia de fazer uma consulta ou fazer qualquer procedimento relacionado aos dentes pode ser um gatilho para a chamada “odontofobia”. Em um grupo de dez pessoas, três têm medo de ir ao dentista. Foi o que apontou um estudo feito pela Associação Americana de Odontologia.

Márcia Gabriella Barros Mule, especialista em radiologia odontológica e saúde pública fala que uma das explicações prováveis é que antigamente os métodos eram desconfortáveis e muito doloridos. Ou seja, fazer visitas ao dentista era sinônimo de sofrimento.

“Às vezes alguém da família viveu uma experiência traumática e acabou passando isso para outras pessoas, por exemplo. Uma situação bastante comum são pais que demonstram o temor de dentista para os filhos, as crianças podem aprender que ir ao dentista está associado a uma atividade negativa”, relata.

Porém, a especialista lembra que hoje com a inovação tecnológica os processos estão mais rápidos, precisos e confortáveis, diminuindo, assim, o estresse para o paciente.

“A odontologia digital é uma grande inovação. Scanners, impressoras 3D, softwares específicos para a área, tudo isso auxiliando profissionais para um planejamento e execução de forma mais rápida, onde os pacientes podem sair dos procedimentos e retornar suas atividades normalmente”.

Uma técnica que vem sendo utilizada em uma das clínicas de radiologia da empresária é a criação de um espaço lúdico para crianças, onde os técnicos atendem os pacientes mirins de uniformes coloridos e máscaras divertidas.

“Além disso, construir um vínculo afetivo com o paciente é importante. Abrir espaço para conversas sobre vida pessoal, família e trabalho é uma ótima maneira de se aproximar e inspirar confiança”, finaliza.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin