Isolar-se e cumprir a quarentena são alguns cuidados que as pessoas infectadas pela Covid-19 devem tomar, além de não compartilhar objetos pessoais co
Isolar-se e cumprir a quarentena são alguns cuidados que as pessoas infectadas pela Covid-19 devem tomar, além de não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas. No entanto, depois de recuperado e findado o prazo de isolamento, é preciso manter a atenção e cuidados, é o que afirma a ortodontista Catarina Riva.
A especialista orienta que, se apenas uma pessoa da casa estiver com covid, o primeiro passo para conter a infecção dentro do núcleo familiar deve ser separar a escova de dente do paciente dos demais membros da família. É recomendado que as escovas não fiquem nem no mesmo ambiente, já que a saliva é um meio de transmissão do vírus.
“Quando o paciente tem Covid orientamos que, ao final do prazo da contaminação, ele substitua a escova logo após sair da quarentena. A substituição da escova é fundamental pois ela acaba mantendo algum nível de contaminação entre um processo e outro e pode contribuir para infecções secundárias por bactérias ou uma contaminação de outras pessoas da casa. O período de troca não deve ultrapassar os três meses mesmo se a pessoa não ficou doente”, ressalta.
No âmbito dos cuidados odontológicos, a higienização bucal deve continuar sendo feita da melhor maneira possível com higiene dos dentes e língua, com escova dental e pasta de dente com flúor em sua composição, não esquecendo do fio dental e assim que possível, voltar com as visitas ao dentista para as consultas de manutenção.
Assintomáticos
Uma vez que o teste deu positivo para essa doença e mesmo que não tenha apresentado sintomas, é preciso ter certeza de que foram adotadas medidas de controle do contágio durante e depois da quarentena. Em casa, tudo deve ser limpo e desinfetado e após o quadro de covid- tudo deve ser trocado novamente.
Comentários