Pós-Covid: médico capixaba esclarece a importância do check-up

Pós-Covid: médico capixaba esclarece a importância do check-up

Segundo pesquisa norte-americana, 1 em cada 3 pacientes curados apresenta alguma sequela neurológica. A recomendação é que após a recuperação, seja fe

Junho Violeta: um alerta sobre o Ceratocone, doença causada pelo ato de coçar os olhos
Dia das Mães – Empoderadas e felizes
Aprovado projeto que aumenta pena para perseguição ou stalking
Segundo pesquisa norte-americana, 1 em cada 3 pacientes curados apresenta alguma sequela neurológica. A recomendação é que após a recuperação, seja feito acompanhamento médico

É perceptível o quão grave e complexa é a Covid-19, porém, o período que vem após a infecção também merece atenção. Um levantamento feito  pela Universidade de Washington, nos EUA, com 87 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, confirmou que as sequelas causadas pela doença podem afetar quase todos os sistemas orgânicos do corpo, a pesquisa foi publicada pela revista científica Nature. Outro estudo realizado a partir da análise do prontuário de mais de 230 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19 no mesmo país, mostrou que 1 em cada 3 pacientes recuperados pela doença apresenta alguma sequela neurológica ou psiquiátrica. Um médico patologista no ES alerta que, mesmo curado, é preciso redobrar os cuidados e monitorar como anda a saúde.

João Cremasco afirma que a Covid-19 é vista como uma doença sistêmica e pode atingir outros órgãos, além do pulmão. Visto que, a enfermidade desencadeia processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo. “Apesar de o pulmão geralmente ser o mais afetado, olhos, coração, rins, fígado, cérebro, podem também ser atingidos. O ideal é que seja feito um acompanhamento médico após a cura, além de permanecer atento em sintomas como fadiga, perda de memória, entre outros que não costumam se manifestar antes da infecção”, afirma Cremasco.

Check-up pós-covid

Outro estudo sobre os efeitos da Covid-19, feito com cerca de 47 mil pacientes do sistema de saúde público do Reino Unido (NHS), revelou que quase um terço dos pacientes que haviam sido internados com a doença deram entrada novamente ao hospital. Entre esses, foi notado que um em cada dez morreu em virtude de sequelas causadas pela Covid-19.  “Junto com acompanhamento médico depois de curado, é recomendado a realização de exames, para que seja feito um check-up completo a fim de detectar possíveis sequelas causadas pelo novo coronavírus. Alguns exames como tomografia, ecocardiograma pulmonar, eletrocardiograma e hemograma devem ser priorizados”, complementa o especialista.

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin