Prevenção para manter a cordialidade e, também, a saúde em dia!

Prevenção para manter a cordialidade e, também, a saúde em dia!

Lave as mãos antes de comer! Lave as mãos depois de ir ao banheiro! Quem nunca ouviu essas frases da mãe ou na escola? São dicas simples no dia a di

Moqueca capixaba para gaúcho saborear e se encantar
Confira os cuidados diários para uma pele com “efeito glow”
Paladar infantil: nutricionista alerta para importância do repertório alimentar diverso


Lave as mãos antes de comer! Lave as mãos depois de ir ao banheiro! Quem nunca ouviu essas frases da mãe ou na escola? São dicas simples no dia a dia mas que ajudam e muito a prevenir algumas doenças. Todo dia é dia para lembrar desses cuidados básicos de saúde e, nesta quinta-feira (21), em especial, pois é o dia dele: o Dia do Aperto de Mão! Dr. André Mercier, médico da Unidade de Saúde de Marcílio de Noronha, aproveita a data e dá algumas orientações para manter a saúde e a cordialidade em dia.

Algumas doenças como a conjuntivite, a hepatite A, a gastroenterite, a sarna e a gripe são comuns de serem transmitidas ao se cumprimentar alguém por meio do aperto do mão. Sem a devida higienização, a mão pode estar contaminada, transmitindo, assim, a doença para outras pessoas próximas. É aí que entra aquela velha e boa frase descrita lá no início: ‘lave as mãos”. Sempre!

Dr. André alerta que o hábito desta higienização ajuda na prevenção, alías, é a principal forma de se precaver. “A educação em saúde deve ser o ponto chave na prevenção. É importante manter o hábito de lavar as mãos ao sair do banheiro, ao chegar em casa e manusear algum alimento e antes das refeições, por exemplo”.

Manter o ambiente arejado

O dia também marca o início do inverno. Assim como os cuidados de higienização com as mãos, no inverno alguns cuidados também precisam ser ressaltados para evitar algumas doenças, típicas dessa época do ano. Dr. André alerta que, mesmo com o tempo mais frio, é importante deixar o ambiente bem arejado.

“Nós devemos abrir as janelas das nossas casas e, também, do trabalho, onde passamos boa parte do dia, para que o ar circule, pois vírus, fungos e bactérias costumam se proliferar com maior facilidade em ambientes pouco iluminados, sem ventilação e carentes de higienização frequente”, destacou.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin