Startup capixaba desenvolve tecnologia inédita para aumento da velocidade imediata da internet por meio de aplicativo

Startup capixaba desenvolve tecnologia inédita para aumento da velocidade imediata da internet por meio de aplicativo

A ferramenta gratuita e inédita no país é uma inovação tecnológica que permite ao cliente da operadora de internet alterar a velocidade da conexão i

Oportunidades de trabalho no comércio para o fim de ano
Sono e saúde mental em tempos de Pandemia
Sucesso Profissional é tema de palestra no Shopping Praia da Costa


A ferramenta gratuita e inédita no país é uma inovação tecnológica que permite ao cliente da operadora de internet alterar a velocidade da conexão instantaneamente. O aplicativo também conta com funcionalidades para não clientes.

Poderia ser apenas mais um aplicativo dentre os inúmeros que estão no mercado, mas o objetivo foi dar total autonomia aos clientes, sem precisar perder tempo ao telefone, para uma solicitação que pode ser resolvida com apenas alguns toques no smartphone.

Com essa ideia, a Loga Internet, empresa nascida em Linhares, norte do Espírito Santo, há quatro anos, criou um aplicativo único no mercado brasileiro que permite aumentar a velocidade da internet rapidamente quando a demanda por transmissão de dados exigir.

“O cliente precisa do serviço naquele momento e não tem tempo para ligar para operadora e aguardar uma autorização que, em muitos casos, demora no mínimo 24 horas para ser realizada. Por isso, fomos em busca de uma solução rápida, dando empoderamento aos nossos usuários”, explica o gerente de Projetos da Loga Internet, Rhaurison Bergamin.

A alteração pelo aplicativo permite o aumento instantaneamente da velocidade uma vez a cada 7 dias e durante 48 horas, o que é interessante para quem, por exemplo, recebe muitos amigos e familiares em casa ou nos finais de semana e o consumo de internet aumenta, também para quem precisa participar de uma videoconferência, aula on-line ou webinário, por exemplo. Tudo diretamente no aplicativo, sem precisar abrir chamados, sem acréscimo no valor contratado ou mudança do plano em vigência.

Desenvolvimento

No início uma empresa terceirizada foi contratada para desenvolver o aplicativo, mas não demorou para perceberem que para aperfeiçoar a ferramenta, sempre com base nas percepções e necessidades dos clientes, seria preciso passar o projeto para uma equipe interna da Loga.

A estruturação de dados foi pensada para dar agilidade no fluxo de dados, com uma interface simples e de fácil resolução para os usuários. Todos os dados são criptografados na camada de transporte e armazenados em bancos de dados escalados horizontalmente com estruturas de microserviços. É importante salientar que a Loga não armazena as informações consideradas sensíveis, como os dados de cartão de crédito dos clientes.

O aplicativo está em sua primeira versão e de acordo com o feedback dos usuários novos recursos estão sendo implementados. “Vamos disponibilizar um sistema watchdog que avisa ao cliente quando sua conexão tem um problema, mesmo antes dele perceber e já mostra uma notificação com previsão de retorno, mantendo o cliente sempre informado, além de novas tecnologias como blockchain para registro seguro e eficiente de informações”, avisa Rhaurison.

Além da versão Android, o aplicativo está sendo desenvolvido em novas tecnologias como a PWA (Progressive Web Apps), que possibilita o uso do aplicativo em diversos sistemas. E, como resultado, a empresa espera fidelizar e aumentar o número de usuários. Até o mês de março, 1.750 downloads haviam sido realizados pelos clientes e não clientes.

Diferenciais

De olho na segurança, o sistema também permite a mudança da senha do wi-fi. Ainda é possível emitir a segunda via da conta e fazer um autodiagnóstico técnico, que realiza teste em cinco itens da entrega do serviço (potência de transmissão, potência recebida, corrente de transmissão, temperatura do modem e tensão de energia do modem) e, caso em algum desses itens seja detectado problema, o cliente é direcionado para a abertura de chamado automático.

Há ainda os bots de atendimento financeiro e de abertura de chamados, caso as soluções apresentadas não sejam suficientes. “Queremos que o usuário busque e encontre as melhores soluções direto no aplicativo, de forma prática, sem perder tempo”, explica Rhaurison.

Serviços também para usuários em geral

Quem não é cliente pode baixar o app, fazer o cadastro e efetuar a compra e agendamento da instalação. E dentro do aprimoramento da ferramenta estará funcionando em breve a compra por geolocalização, com o objetivo de ter um cálculo mais preciso da rota da fibra óptica até a casa do cliente. Vale destacar que o aplicativo também é um HUB de utilidades que mede o consumo de internet e testa as conexões wi-fi, por exemplo.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin