Sucessão familiar deve começar na infância

Sucessão familiar deve começar na infância

De acordo com especialista, é importante que o diálogo sobre o futuro das novas gerações na empresa seja iniciado o mais cedo possível As empresa

Evento aborda prorrogação da validade dos incentivos fiscais comerciais, de importação e de produtos agropecuários até 2032
Busca por cursos no exterior cresce 20% entre as brasileiras
ARTIGO – Victor Borges – Quais meus direitos em caso de incapacidade


De acordo com especialista, é importante que o diálogo sobre o futuro das novas gerações na empresa seja iniciado o mais cedo possível

As empresas de controle familiar representam uma locomotiva na economia mundial. Apesar da sua importância, negócios de família carregam estatísticas alarmantes: apenas 30% chegam à segunda geração e somente 15% à terceira, de acordo com dados do Sebrae.

Para Danielle Quintanilha, consultora da Vix Partners, a falta da sucessão é um dos principais obstáculos à longevidade das empresas familiares.

“Os pais normalmente não falam sobre a sucessão familiar. Afinal de contas, muitos deles não pensam na aposentadoria ou em abrir mão da posição de principal liderança. E os filhos se sentem constrangidos em tocar nesse assunto”, afirma a consultora.

Adriano Salvi, consultor da Vix Partners, acredita que os responsáveis por empresas familiares têm dificuldade em preparar seus possíveis sucessores. “É fundamental que desde pequeno o herdeiro seja desenvolvido para desempenhar o papel de acionista”, diz.

Segundo Danielle Quintanilha, “o ideal é que os elementos do processo de sucessão sejam inseridos desde a infância do herdeiro. Dessa forma, ao chegar à fase adulta, ele já estará apto para assumir os negócios da família”, explica.

Mas o processo de sucessão não se resume apenas às ações de desenvolvimento dos sucessores: também deve envolver a preparação do sucedido. De acordo com a consultora da Vix Partners, “assim como o sucessor precisa de um plano de desenvolvimento para se preparar para assumir a condução dos negócios, o sucedido precisa de um plano de vida, a ser implementado após a saída da posição de executivo da empresa”.

Um grupo de jovens integrantes de famílias empresárias começa a participar de uma experiência inusitada no dia 9 de janeiro próximo com o objetivo de se preparar para assumir os negócios de seus pais: um intercâmbio corporativo.

O treinamento tem como objetivo desenvolver habilidades e a capacitar os herdeiros de negócios familiares para que assumam o protagonismo no futuro da empresa.

A Vix Partners é uma empresa altamente capacitada e especializada em negócios familiares. Seu trabalho estratégico e abrangente de Governança Corporativa apoia a melhoria dos processos gerenciais das organizações, contribuindo com seu fortalecimento e sua evolução.

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin