Validação dos cartões de passagem dos ônibus de Vitória começa no mês que vem

Validação dos cartões de passagem dos ônibus de Vitória começa no mês que vem

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal de Vitória vão começar a fazer a validação dos seus cartões de passagem no próximo mês. A

A cultura nacional agoniza
Preço médio da gasolina abre 2019 em queda.
O QUE É O CORONAVÍRUS

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal de Vitória vão começar a fazer a validação dos seus cartões de passagem no próximo mês. A previsão é de que o procedimento aconteça entre os dias 13 de julho e 13 de agosto.

A migração do atual para o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos de Vitória, os chamados “verdinhos”, é o próximo passo no processo de implantação do Bilhete Único Metropolitano, conduzido pelo Governo do Estado.

Ônibus do sistema de transporte coletivo Integra Vitória


Os novos validadores já começaram a ser instalados nos veículos e, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), 60% da frota já conta com o novo equipamento.

Integração
Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a integração é essencial para melhorar a oferta do serviço para a população. “Isso é muito importante, porque o sistema municipal sozinho não consegue mais prestar os serviços de qualidade a todas as pessoas. É difícil manter as linhas de ônibus, manter a frequência, e a gente tem um número cada vez menor de passageiros. E, ao mesmo tempo, ainda temos a concorrência do sistema Transcol. Na hora que junta tudo, você fortalece o serviço com mais linhas, mais conforto, e ainda estão vindo aí os ônibus com ar-condicionado. É a melhoria do transporte coletivo tão esperada”, defendeu ele.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, essa é mais uma etapa para possibilitar a integração efetiva das linhas municipais ao Sistema Metropolitano. “Fizemos o processo no Transcol de maneira exitosa e, agora, conversando com os municípios e as empresas que prestam o serviço em Vitória e em Vila Velha, vamos fazer essa transição de tecnologia nos ônibus municipais”, disse o secretário.

Como vai funcionar a migração
O processo de reconfiguração dos cartões será o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio.

O cartão (gratuidade ou não) deverá ser apresentado nos dois validadores. Primeiramente, no validador atual (azul).
Após o sinal sonoro, o passageiro deverá apresentar no validador novo (vermelho), até aparecer a mensagem “catraca liberada”.
Esse procedimento deverá ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.
Assim que a maioria dos cartões ativos for atualizada, o atual validador (azul) será retirado e será usado somente o novo validador (vermelho). Depois disso, a atualização será feita apenas em postos de atendimento, que serão divulgados posteriormente.

Com a nova tecnologia de validação instalada, terá início a segunda fase da integração, na qual será possível usar o mesmo bilhete tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória, trazendo mais agilidade e praticidade para o usuário.

A expectativa é que até o final de agosto os usuários do Transcol e dos sistemas municipais possam utilizar o mesmo cartão para embarcar em qualquer um dos sistemas. A integração total ou a integração tarifária deve ocorrer no próximo ano.

Cartões Vitória (verdinhos)
Total de cartões: 61.710
Cidadão: 3.361
Estudante: 11.247
Vale Transporte: 28.113
Serviço: 1087
Social: 3.063
Gratuidade (gratuidade ECT e DRT, idoso, deficiente com acompanhante, deficiente sem acompanhante, gratuidade Setran): 14.839

Comentários

WordPress 0
DISQUS:
Justified Image Grid Plugin