Viajou no Carnaval? Não esqueça de fazer o teste do COVID antes de voltar à rotina

Viajou no Carnaval? Não esqueça de fazer o teste do COVID antes de voltar à rotina

Especialista alerta para que as pessoas continuem se cuidando e protegendo a si mesmo e os outros, e que façam os exames ao retornar de viagens ou enc

Empresa capixaba aposta em trabalho home office após pandemia
Outubro Rosa: em seis meses, 898 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama no Estado
Dia Mundial do Pão

Especialista alerta para que as pessoas continuem se cuidando e protegendo a si mesmo e os outros, e que façam os exames ao retornar de viagens ou encontros para ter a certeza da negatividade do vírus

Para alguns, Carnaval foi um final de semana qualquer em casa, para outros foi oportunidade de viajar por aí e encontrar família e amigos. Mas o que as pessoas não podem esquecer é que além dos cuidados básicos de máscara, álcool em gel, que ao retornar de viagens e encontros é essencial realizar o teste do COVID antes de retornar à rotina e encontrar outras pessoas.

Quem confirma é coordenador geral do Teste Covid Capixaba, Edson Mezadri Vieira, que realiza exames para detecção do COVID-19 em sistema drive thru em parceria com o Laboratório Marcos Daniel no antigo aeroporto de Vitória. Segundo ele, muita gente realiza o teste antes das viagens, mas esquece de retornar para realizar o exame novamente antes de voltar à rotina. “Esse é um erro muito comum. Pois as pessoas podem ter contraído o vírus e estar assintomático e se não fizer o exame, pode passar a doença para outras pessoas sem saber. É uma questão séria de segurança de todos. As pessoas precisam ter consciência disso”, explica ele.

Portanto, com ou sem sintomas, as pessoas podem realizar diversos tipos de exames para saber se estão negativados do vírus e seguir a rotina de forma segura. Dentre os exames que podem ser feitos estão: o Teste do Dedinho, tecnologia hoje eficaz, que sai em 15 minutos, e que mostra a presença de IgG e IgM, ou seja, se a pessoa está com vírus ou se já tem anticorpo do mesmo e já passou pela doença. Outra opção é o Teste Rápido de sangue que faz a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM, no qual o resultado sai em 6 horas.

Há também o Teste sorológico IgG e IgM, exame de sangue para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM, que possui alta precisão com análise completa do sangue. Resultado entre 2 e 3 dias. E outra opção do exame é o PCR, indicado para pessoas a partir do 3º dia de sintomas. Este sai o resultado em um dia útil e a análise é feita com amostras da secreção coletadas do nariz e garganta e seu resultado mostra o vírus ativo ou não no corpo com mais precisão.

“A vacina começou, mas a realidade de imunização vai demorar para chegar a todos. E por isso, devemos continuar nos cuidando e cuidando daqueles que estão ao nosso redor. E somente o teste é capaz de dar a total certeza se você está ou não com o vírus” completa ele. 

Comentários

WordPress 0
DISQUS: 0
Justified Image Grid Plugin